LINKS
BANNERS
DOWNLOADS
CLIPPINGS
ESTATÍSTICAS
COMENTÁRIOS

Já contabilizamos mais de 396700 assinaturas!


LINKS
Quem tem um "clique" pela Amazônia?


Orkut: Comunidade oficial: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=27073911

Orkut: Outras comunidades: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=27436550

Orkut: Outras comunidades: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=27465163

WWF Brasil: http://www.wwf.org.br/

Greenpeace Brasil: http://www.greenpeace.org.br

Preserve Amazônia: http://www.preserveamazonia.org

Instituto Rã-bugio: http://www.ra-bugio.org.br

Rádio Ecos da Amazônia: http://www.ecosdaamazoniareporter.org.br

Clickarvore: http://www.clickarvore.com.br

Portal Flymt: http://www.flymt.com.br

Vectra clube do Brasil: http://www.vectraclube.com.br

Diretoria de Ensino da Polícia Militar RN: http://www.pm.rn.gov.br/de/amazonia.asp

Amazônia.org: http://www.amazonia.org.br

Y Ikatu Xingu: http://www.yikatuxingu.org.br

Núcleo de Estudos Pró Amazônia: http://www.nepam.org

Organização de Preservação Ambiental (OPA!!!): http://www.opabrasil.org.br

Agentes da Paz - AMISRAEL: http://www.amisrael.com.br/campanas/agente/?idioma=3

TOPO

BANNERS
Ajude a divulgar o "Amazônia para Sempre" colocando um banner no seu site.





TOPO

DOWNLOADS
Para guardar e mostrar aos amigos.


Manifesto: Amazônia para Sempre (ZIP/6Mb)

TOPO

CLIPPINGS
O "Amazônia para Sempre" na mídia.


RÁDIO AMAZONAS FM (30/01/2007)

Campanha Amazônia para Sempre já é sucesso

O site Amazônia para Sempre, criado pela atriz Christiane Torloni, Victor Fasano e Juca de Oliveira já é sucesso. A causa ganhou até comunidade no orkut.

Além de contar com a assinatura de Gisele Bündchen, a cantora escocesa, Annie Lennox, também prometeu contribuir com a preservação da Floresta Amazônica e em breve deve deixar sua assinatura.

* * *

TRIBUNA DE PETRÓPOLIS (05/02/2007)

Manifesto de artistas para salvar a Amazônia

A minissérie Amazônia, da Rede Globo, além de contar a história de uma parte do Brasil, acabou influenciando artistas a promoverem uma campanha contra a degradação ambiental desta região, que hoje é considerada uma das maiores e mais importantes do patrimônio natural do mundo. A campanha - que conta com o site www.amazoniaparasempre.com.br - é coordenada pelos artistas Christiane Torloni e Victor Fasano, e conta com a participação de dois petropolitanos, Claudio Gomide, diretor do Teatro Municipal Paulo Gracindo, na produção e administração, e Carlos Eduardo Aschenberger, responsável pelo departamento de informática da Tribuna, na criação e administração do site.

Com apenas uma semana no ar, o site já conseguiu cerca de duas mil assinaturas. O objetivo é recolher o maior número possível de assinaturas em prol da preservação da região Amazônia e, quando atingir um determinado número, o documento será encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que sejam tomadas providências para preservação da Amazônia.

O manifestado apresentado no site é um texto de autoria do ator Juca de Oliveira, com fotografias de Araquém Alcântara e Francisco Carreira. A narração, feita por Torloni e Fasano, é acompanhada pelo Hino Nacional e pela Bachianas Brasileiras Nº 5, de Heitor Villa Lobos. No manifesto, que pode ser lido no site, os artistas afirmam que "a Amazônia não é o pulmão do mundo, mas presta serviços ambientais importantíssimos ao Brasil e ao Planeta. Essa vastidão verde que se estende por mais de cinco milhões de quilômetros quadrados é um lençol térmico engendrado pela natureza para que os raios solares não atinjam o solo, propiciando a vida da mais exuberante floresta da Terra e auxiliando na regulação da temperatura do Planeta". O manifestado lembra ainda que, mesmo depois da morte de Chico Mendes e de muitos desconhecidos, a devastação da Floresta Amazônica continua, comprometendo todo ecossistema.

* * *

AGÊNCIA AMAZÔNIA (06/02/2007)

Deputada propõe frente pela Amazônia

BRASÍLIA – Inspirada no movimento Amazônia para Sempre, criado por artistas que participam da minissérie Amazônia – de Galvez à Chico Mendes, a deputada Perpétua Almeida (PC do B-AC) propôs nesta terça-feira, 6, a criação de uma Frente Parlamentar suprapartidária em defesa da Amazônia Brasileira. Perpétua disse que a Frente se tornou uma prioridade após a Agência Brasília de Inteligência (Abin) levantar preocupações sobre a influência de governos e entidades estrangeiras na Amazônia brasileira.

A idéia é criar no Parlamento Brasileiro um debate que encontre ressonância dos anseios e necessidades dos brasileiros que habitam a maior floresta tropical do mundo. Segundo Perpétua, a Frente ajudaria a conter a devastação da Amazônia e a buscar alternativas para o desenvolvimento sustentável da região. “O desmatamento e o incêndio são símbolos da nossa incapacidade de compreender a delicadeza e a instabilidade do ecossistema amazônico”, lembrou.

Ameaçada pelo desmatamento, pela biopirataria, por entrada de estrangeiros sem compromisso com o Brasil, pelas explorações de suas riquezas de forma devastadora, a Amazônia vem sendo foco de atenção com os debates acerca do aquecimento global. Perpétua lembrou, pro sua vez, que o Brasil possui 165 mil quilômetros quadrados de área desflorestada, abandonada e semi-abandonada, e por essa razão pode dobrar a produção de grãos sem derrubar uma única área. É preciso, para isso, que saiba utilizar essas áreas já degradadas.

Agregando o maior banco genético do planeta, detendo 1/5 da água doce disponível, tendo 1/3 de florestas tropicais do mundo e incalculáveis riquezas no subsolo, a Amazônia necessita de avançar nas políticas públicas que garantam um desenvolvimento sustentável digno, que atenda as necessidades de cada Estado, Município e localidade.

Amazônia para sempre

O manifesto intitulado Amazônia Para Sempre, de autoria de Cristiane Torloni e Victor Fasano, com texto de Juca de Oliveira, serve impulso para ecoar no Congresso Nacional a necessidade de melhor debater os rumos desta imensa riqueza natural.

A Frente Parlamentar já conta no seu lançamento com dezenas de adesões, de representantes dos mais diversos Estados. Os integrantes da Frente agirão em todas as esferas da Câmara e do Senado, fazendo com que os debates sobre o tema sejam sempre constantes.

A Frente pretende subsidiar todas as Prefeituras e Câmaras Legislativas, Governos Estaduais e Assembléias, Presidência da República e Ministérios de políticas públicas que possam dar melhor garantia à preservação e desenvolvimento equilibrado da Amazônia.

* * *

EGO (08/02/2007)

Site "Amazônia para sempre", criado por atores da minissérie, conquista mais de 15 mil assinaturas

Quatorze mil e cem pessoas já deixaram seus nomes no abaixo-assinado que vai exigir do governo federal medidas mais drásticas na preservação da Floresta Amazônica no site www.amazoniaparasempre.com.br.

Criado por Christiane Torloni, Victor Fasano e Juca de Oliveira, a webpage tem a adesão de Gisele Bündchen e da cantora escocesa Anni Lennox, do Eurythmics.

Os três atores resolveram lançar o movimento depois que voltaram das gravações da minissérie "Amazônia- de Galvez a Chico Mendes", no Acre. Eles desejam reunir um milhão de nomes.

"Fiquei horrorizada com os 250 Km de árvores em chamas. A gente nem consegue ver a cor do céu, da tanta fumaça. Algo precisa ser feito urgente!", disse Christiane na época que voltou ao Rio de Janeiro.

* * *

REVISTA ECO•21 (10/02/2007)

Artistas contra o desmatamento

Quando o ator Juca de Oliveira foi para o Acre em finais de 2004 para gravar a minissérie “Mad Maria”, descobriu o Brasil da floresta e tomou consciência da gravidade da situação na região amazônica como um todo, muito além de Rio Branco. Eram imensas nuvens de fumaça que escondiam a devastação, transformando esse imenso patrimônio ambiental em pastagens quase sem valor em plantios de soja, geradoras de um lucro fácil deste tipo de monocultura. Foi então que ele compreendeu a luta de Chico Mendes e dos povos da floresta em favor da preservação desse bioma tão importante para o nosso Planeta. Começou a escrever um texto-denúncia. “Mad Maria” estreou no início de 2005 e pela sua dinâmica de trabalho como ator, o texto permaneceu adormecido no seu bolso; ele não ficou arquivado, esteve sempre latente esperando o momento de florescer.

O amadurecimento da idéia chegou com realização de outra minissérie: “Amazônia – De Galvez a Chico Mendes” estreada no início deste mês de Janeiro, quando a revolta dos atores Christiane Torloni e Victor Fassano ao se defrontarem com a realidade do aniquilamento da selva amazônica, se fez um clamor para iniciar um movimento de defesa da floresta.

Ambos leram o texto de Juca de Oliveira e decidiram partir para a ação. Fundaram o movimento que se encontra hospedado no site www.amazoniaparasempre.com.br e, depois de polir o texto o apresentaram perante a opinião pública com as assinaturas dos três artistas. Em poucos dias, a adesão de centenas de pessoas, tanto do Brasil como do exterior, surpreendeu os atores de forma que alterou o seu cotidiano. Hoje os três dedicam uma boa parte de seu tempo a estimular a luta de todos pela preservação da região amazônica.

A ECO•21 adere a essa iniciativa, não somente assinando o manifesto, como também divulgando esse clamor para que os madeireiros ilegais e o sojeiros legais não avancem ainda mais sobre a biodiversidade desse imenso território que deve permanecer intacto.

Com fotos de Araquém Alcântara e Francisco Carrera, o Manifesto, cuja versão final está assinada por Juca de Oliveira, é lido por Christiane Torloni e Victor Fasano ao som da Bachiana Nº 5 de Villa-Lobos. O apelo clama simplesmente pelo cumprimento da Carta Magna brasileira onde está claramente exposto que a Amazônia é um patrimônio nacional a ser protegido. [...]

* * *

KAXI COMUNICAÇÃO - PORTAL DE NOTÍCIAS DA AMAZÔNIA

“Amazônia para Sempre”, um grito em defesa da floresta

Os amazônidas, brasileiros e a humanidade da “aldeia global” deveriam se engajar em mais uma campanha, ou melhor, em mais um grito em defesa da floresta amazônica. Trata-se do manifesto “Amazônia para Sempre” de parte do elenco da minissérie “Amazônia – De Galvez a Chico Mendes”, da Rede Globo. Vendo e vivendo de perto, pelo menos algumas semanas, os problemas da região, quando estiveram no Acre e Amazonas gravando o programa, as celebridades globais parece que foram “tocadas” pelo mesmo sentimento de compaixão e revolta, que tiveram Chico Mendes, padre Josino Tavares, Dorothy Stang e tantos outros defensores e mártires, por causa do desmatamento.

O texto contundente, às vezes poético, de Juca de Oliveira, com a narração (em português) emocionada de Christiane Torloni, pede a proibição imediata e irrestrita do desmatamento na Amazônia. Entre os vários argumentos, cita o fato de haver no País 165 mil km2 de áreas desflorestadas, abandonadas ou semi-abandonadas capazes de duplicar a produção de grãos sem derrubar uma única árvore. As assinaturas colhidas pelo site www.amazoniaparasempre.com.br (espero que sejam milhares, depois de o apelo se estender por toda a região, pelo país e pelo mundo) serão entregues ao presidente Lula.

Só não se sabe se o “grito da floresta” vai sensibilizar o presidente da República e seu staff desenvolvimentista. Minha dúvida é pertinente porque basta verificar o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para se perceber que a variável ambiental não é prioridade; o Ministério do Meio Ambiente torna-se importante à medida que os Eia-Rima sejam aprovados a toque de caixa para não atrapalhar a execução das grandes obras na Amazônia. Vê-se com clareza a avidez de se implantar portos, pavimentar e construir estradas, hidrelétricas e tantos projetos infra-estruturantes sem sequer mencionar os perigos dos impactos ambientais. E tudo isso é pra ontem, prazo máximo de quatro anos, em 2010.

Convido a assinar o manifesto “Amazônia para Sempre” a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, quase na guilhotina da reforma ministerial do segundo mandato por se opor aos argumentos de que a rigidez das leis vigentes, referentes a licenciamentos ambientais para obras de infra-estrutura, seja a causa do entrave para o crescimento do País. O presidente do Ibama, Marcus Barros, seria outro a aderir à campanha, já que espera apenas as mudanças ministeriais para voltar a “cuidar das malárias dos ribeirinhos amazônicos”, como ele mesmo gosta de dizer, ao sinalizar a sua saída da direção do órgão e retornar ao Instituto de Medicina Tropical de Manaus onde é servidor. É certo que Marcus não resolveu todos os problemas do Ibama, mas é só verificar e comparar anos e gestões anteriores as mudanças ocorridas dentro e fora da instituição, no que diz respeito à repressão, fiscalização e moralização das ações ambientais deste País.

Esse “grito” em defesa da Amazônia não é novo. Ele há muito vem ecoando no interior da floresta por meio das populações tradicionais, ambientalistas e ONGs responsáveis (nacionais e estrangeiras), figuras ilustres como o cacique Raioni e o cantor Sting que viajaram quase todo o mundo para mostrar os perigos porque ela passa. A iniciativa dos atores globais é bem-vinda; soma-se às tantas ações voltadas para chamar a atenção dos governantes não apenas brasileiros, mas do planeta, que se continuarmos desmatando a Amazônia as futuras gerações sofrerão as mesmas conseqüências dos povos que já acabaram com suas matas nativas para trazer o progresso e o desenvolvimento sem a sustentabilidade devida. Estou nessa. Também quero uma “Amazônia para Sempre”.

* * *

TOPO

ESTATÍSTICAS
Como anda a captação de assinaturas?


Assinaturas por Estado

ESTADO

ASSINANTES

AC

732

AL

1504

AM

2274

AP

280

BA

7982

CE

5002

DF

7987

ES

4337

GO

6312

MA

1696

MG

25592

MS

2236

MT

2020

PA

2783

PB

2754

PE

6302

PI

1076

PR

14629

RJ

27088

RN

3454

RO

991

RR

318

RS

20866

SC

12281

SE

1110

SP

93211

TO

1064

Assinaturas por Atividade

ATIVIDADE

ASSINANTES

Actor

3

Administrador de Empresas

14905

Administrator

27

Advogado

6639

Analista de Sistemas

5454

Anthropologist

2

Antropólogo

180

Aposentado

7030

Architect

5

Arquiteto

2720

Artist

14

Artista

2357

Assessor de Imprensa

230

Assistente Social

267

Ator

1044

Bibliotecário

606

Biologist

6

Biólogo

4667

Biotecnólogo

156

Cantor

467

Carpinteiro

14

Cenógrafo

55

Cientista Político

92

Cineasta

257

Computer Analyst

19

Contabilista

4871

Dançarino

373

Dancer

4

Dentist

3

Designer

3188

Diplomata

84

Ecologist

2

Ecólogo

443

Economist

5

Economista

2012

Editor

218

Empresário

7528

Enfermeiro

2026

Engenheiro

8272

Escritor

125

Estatístico

182

Estudante

75124

Farmacêutico

1240

Filósofo

276

Fisioterapeuta

1164

Fonoaudiólogo

354

Fotógrafo

636

Frentista

10

Geógrafo

772

Geólogo

189

Gestor Ambiental

301

Historiador

643

Informática

4449

Jornalista

2232

Journalist

2

Juiz de Direito

80

Lawyer

9

Marceneiro

11

Marketing

1533

Médico

2015

Médico Veterinário

1006

Militar

1061

Model

2

Modelo

222

Museólogo

3

Musician

11

Músico

1579

Oceanógrafo

131

Odontólogo

1308

Ornitólogo

5

Other

155

Outros

51970

Paisagista

206

Pedagogo

3337

Pedreiro

11

Pharmacist

1

Photographer

7

Physician

4

Pintor

13

Político

144

Prendas Domésticas

1092

Professor

16318

Psicólogo

3402

Publicitário

2853

Químico

1034

Radialista

523

Relações Públicas

937

Sales

11

Singer

1

Sociólogo

546

Student

58

Tradutor

438

Turismo

2494

Urbanista

76

Vendedor

6788

Writer

4

Zootecnista

103

TOPO

COMENTÁRIOS
Os recados dos assinantes


"Vamos mostrar, que o Brasil sabe cuidar do que é dele."

"Urgente, necessário e inadiável. Cada minuto ganho até a decisão significa milhões de vidas salvas agora e bilhões no futuro."

"Eu moro em Santarém, est. do Pará, em plena amazonia oriental, eu pertenço ao povo da floresta..."

"O povo precisa acordar e os governante têm de ouvir a nossa voz... ou salvamos a Amazônia, ou morremos junto com ela."

"A Amazônia é nossa,é do povo brasileiro, portanto é nossa responsabilidade zelar o pouco que ainda nos resta.Vamos amar nossa floresta!!! "

"Vamos conseguir!!!"

"Quando o ultimo animal for morto, quando a ultima arvore for cortada o homem perceberá que dinheiro não se come. Acho que isso é o bastante para refletirmos sobre o nosso futuro!"

"Há muito tempo estou esperando uma oportunidade para manifestar minha indignação com esse fato.Obrigada por isso."

"Tenho 12 anos, acredito em um futuro melhor para o nosso país... Estou na LUTA!"

"Obrigado, Artistas, por proporcionar-me esta oportunidade de assumir este compromisso sócio-ambiental. Com certeza, as gerações futuras ficarão gratas."

"Emocionado, deixo aqui meu manifesto contra o desmatamento da floresta amazônica e de outras tb. E qd o homem derrubar a última árvore e matar o último peixe verás q não se pode comer o dinheiro."

"Assino com muito prazer!"

"Jamais olvidarei o surgimento da transamazônica. Quantos sonhos... Vejo, neste cotidiano, a destruição, a omissão, o descaso... Quiçá, este manifesto, reporte as futuras gerações ao sonho inicial do povo brasileiro."

"Iniciativas como esta nos fazem refletir sobre as conseqüências deste desastre ecológico para a humanidade. Costumo dizer aos alunos da escola em que trabalho que somos os únicos responsáveis pela vida do planeta. Parabéns por esta corrente de amor à VIDA!"

"Amazon forest and the wildlife living in it are a lifeline for the whole world. It must be saved for future generations of Brazilians and the rest of the world."

"Tenho 9 anos e me preocupo com o planeta terra, dele depende o meu futuro e de todos que viram depois de mim. De uma chance a Amazonia, a mim, e as geraçoes futuras."

"Parabéns pela iniciativa! Precisamos que pessoas como vocês, artistas, aproveitem todo o carisma e contato que têm com a grande massa para batalhar e lutar por causas realmente importantes ao nosso planeta! Vamos levar cultura, educação e capacidade crítica a todas as pessoas deste país!"

"Minha vontade é de chorar perante esta calamidade que é a devastação da nossa floresta. Tenho mais de 70 anos e me preocupa o futuro de meus filhos, netos e futuros bisnetos. ACORDEM BRASILEIROS!"

"Vou fazer a minha parte e enviar a todas as pessoas que conheço. Me sensibilizo com a sua atitude e enalteço."

"Atendo à proposta, como extranjeiro com visto permanente que mora em Xapuri participando do projeto sustentavel no polo moveleiro."

"Save the Amazon!"

"Eu amo o Brasil e não gostaria de vê-lo devastado e desolado!"

"Minha professora de geografia falou sobre o site na sala de aula. Tenho 15 anos e já sei a consequência de um mundo sem a nossa Amazônia"

"se não fizermos algo hoje, amanhã será tarde demais"

"Simples... Apóio a causa em questão, li o manifesto e concordo em absolutamente tudo. Não é necessário dizer mais nada..."

"O meu bairro fica no mundo!!!!"

"Se nós não o fizermos, quem o fará por nós?"

"São 6 a 7 campos de futebol por minuto desmatados!!!! Isso precisa terminar! Já estamos sofrendo as conseqüências disso. Quando será que a ganância, o egoísmo e a ignorância vão ser sobrepujados pelo humanismo?"

"Basta!!!"

"Com esperança de somar com todos vocês que tiveram tamanha sensibilidade ao se preocuparem não só com nossa floresta, mas com toda a humanidade através desse gesto de amor pela natureza."



Se você quiser participar com sugestões para esta seção, por favor envie um e-mail para contato@amazoniaparasempre.com.br.